UX Design

profile-murilo-rafael_orig.jpg

Projeto: Arte para Todos

Solução para que os visitantes de exposições de arte, principalmente em museus públicos, pequenos e sem recursos, possam ter acesso a informações detalhadas e relevantes sobre as obras expostas, no momento da visitação.

Assim, os visitantes podem ter uma experiência muito mais imersiva e completa, tendo um melhor entendimento e compreensão da importância da arte em nossas vidas.

O Problema e Alguns Dados

Os museus brasileiros, principalmente os que pertencem ao poder público e os museus pequenos, carecem de recursos para investimentos em modernização, tecnologia e contratação de pessoal especializado na monitoria de exposições e atendimento ao público.

No total, os museus brasileiros possuem mais de 

56 milhões

de peças de caráter museológico em acervo

Existem mais de

3.500

museus no Brasil

90,1%

não possui atendimento para deficientes auditivos ou visuais

30,3%

possui de 501 a 3.000 peças

no acervo

77,9%

dos museus no Brasil

não cobra ingresso

84,3%

não dispõe de audioguia

24,9%

possui de 101 a 500 peças

no acervo

72,9%

não dispõem de recursos para atendimento aos extrangeiros

76%

foram abertos ao público após a década de 1980

12,1%

possui de 3.001 a 10.000 peças

no acervo

Uma situação comum que acontece, é o visitante ir numa exposição de arte e ter acesso somente a um texto geral da exposição, sem informações específicas relacionadas sobre as obras que estão expostas. Por exemplo um texto explicativo sobre cada obra, sobre em que momento ela foi feita, como chegou até o acervo da instituição, como ela se insere na exposição e quão ela é importante na produção do artista, curiosidades sobre a obra e sobre o artista, e qualquer outra informação que seja relevante.

O Processo

Esse projeto tem o objetivo de resolver o problema de acesso as informações, proporcionando ao público acesso on demand para qualquer obra que o visitante quiser saber mais detalhes, sem com isso saturar a exposição com textos ou informações em demasia.

A Solução

Mostrar a aplicação em alta fidelidade com mockup